Buscar
  • fernandategoni

O Mito da Beleza

O Mito da Beleza é uma das consequências e dos impactos sociais do machismo estrutural e do patriarcado.


A partir do capitalismo e do machismo se começou a criar uma porção de ideias e de imagens a respeito do corpo feminino. Sobre como o corpo feminino deve ser, o que é beleza e o que é ressaltado como características femininas e bonitas.


Muitas delas, inclusive, em prol de vender produtos para nós, mulheres, fazendo com que nós acreditássemos que nós precisamos de uma porção de intervenções cirúrgicas e etc.




Não estamos dizendo que toda cirurgia plástica é em prol do Mito da Beleza Feminina. Somente estamos comentando que podemos repensar se isso é uma escolha nossa ou se a gente está fazendo isso para se adequar a um padrão que, em geral ou totalmente, não foram mulheres que decidiram.


É extremamente libertador quando desconstruímos o Mito da Beleza, e quando conseguimos desconstruir quem está ao nosso redor também.


Eu recebo no consultório meninas com 20 anos que já fizeram 5, 6 procedimentos cirúrgicos. E procedimentos cirúrgicos não porque elas não estavam felizes com aquilo que elas estavam vendo, mas muitas vezes em prol de uma aceitação que elas pensam que não tem pela própria aparência. E eu costumo dizer que isso é uma automutilação pelo social.



Esse Mito da Beleza nos é tão imposto que nós mesmas ficamos com dificuldade de enxergar outras coisas como bonito.


Vou compartilhar uma história com vocês. Um senhor nem mais velho me disse uma vez:


"Minha filha, tu é tão bonita! Por que tu vai trabalhar? Tu pode arranjar um marido bom".

Esse, gente, com o maior amor que ele tinha, e com vontade de me dizer algo para construir, é um exemplo típico do Mito da Beleza sendo aplicado.


Assista ao vídeo sobre o tema MITO DA BELEZA clicando aqui.


Compartilhe com suas amigas esse post sobre mito da beleza. Informação salva! Vem com a gente, vem ser rendeiras!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo