Buscar
  • fernandategoni

Dispositivo de controle de gênero

Estamos falando sobre consequências do machismo estrutural e do patriarcado. E, hoje, vamos trazer a ideia de gênero como dispositivo de controle do comportamento.


Eu ainda vou compartilhar com vocês o conhecimento do Michel Foucault, filósofo, psicólogo, professor que aborda a existência de um dispositivo da sexualidade, conjunto heterogêneo que compõe uma estratégia de gerenciamento e controle de corpos, de modos de ser e de populações.



Mas, o que isso quer dizer?



Muitas vezes a forma de ser mulher que o patriarcado e o machismo estrutural impõe pra sociedade, é usado como um dispositivo de controlar as mulheres de forma que elas tenham um padrão e não repensem aquilo que está sendo lhes passado.

Um exemplo, vocês já conhecem aquela lista do que é ser uma mulher?


“uma mulher tem que ser vaidosa, tem que ser boa mãe, uma mulher tem casar e cuidar bem do seu marido, uma boa mulher acaba mantendo seu marido fiel, sendo leal a ela...”

Ou seja, este monte de questões que nos imputam e que usam nosso gênero como dispositivo de controle do nosso comportamento.


Eu já ouvi mais de uma menina me dizer no consultório:


"Eu adoro ser mulher, curto o meu corpo, curto tudo isso, mas se eu soubesse que ia ter essa diferença, eu preferiria ter vindo homem, porque daí eu não precisaria justificar tanto pra mim mesma e pros outros por que que eu me comporto assim ou assada".

Vocês já sentiram ou sofreram algum tipo de controle por serem mulheres?


Compartilhem o post com suas amigas e assista ao vídeo sobre o tema DISPOSITIVO DE CONTROLE DE GÊNERO clicando aqui.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo