Buscar
  • fernandategoni

Consequência do machismo estrutural na saúde da mulher

Uma das consequências do machismo estrutural e do patriarcado na saúde mental feminina.



A sociedade patriarcal traz para saúde mental da mulher uma questão muito séria que se chama o pensamento binário.


A sociedade ensina o que é certo em ser mulher e o que é errado. O machismo estrutural e o patriarcado, têm como se como se fosse balizas que nos dizem:


"Até aqui a mulher pode, até aqui a mulher não pode, uma mulher pode ser chefe, mas ela não possa ser talvez uma chefe que se sobressaia tanto...".

Existem parâmetros que acabaram sendo transmitidos de geração para geração e, por isso, que eles ficaram tão sólidos, pelo hábito. De tanto vermos a repetição de alguma coisa, tomamos ela como normal e passa a ser uma regra.


A partir disso, é construído um parâmetro definindo o que é ser mulher e daí vem a primeira grande consequência:


Quando a gente define um padrão de um jeito certo, todas aquelas que não se enquadram no padrão ou que sua essência não corresponde com esse jeito certo, essas mulheres têm a sensação de não pertença. Quando nós nos sentimos pertencendo a algo, a gente se habitua com tudo aquilo que não tem a ver com nossa essência, inclusive com aquilo que são violências ou são agressões. A gente passa a não reagir mais porque a gente leva isso como normal.

A primeira consequência para nossa saúde mental é ter este modelo de pensamento binário, de certo e errado para o que é ser mulher, e o sofrimento que não acarreta a cada vez que saímos um pouquinho desse parâmetro pré-estabelecido.


A gente começa a se dividir em time e começa a não se enxergar como todas e generalizar esse tipo de pensamento.


Esse pensamento binário nos coloca em caixinhas e como que nós podemos sair dessa caixa e poder explorar e descobrir que nós somos sem o julgamento de uma sociedade?

Assista ao vídeo da psicóloga Ângela Figueiredo sobre a consequência do patriarcado na saúde mental da mulher e venha fazer parte da conexão rendeiras.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo